Friday, June 29, 2007

....EuroPride 2007....


O EUROPRIDE FESTIVAL 07, com a sua enorme oferta cultural e animação, converter-se-á num local de referencia mundial entre los días 29 de Junho a 1 de Julho. Mais de 2,5 milhões de visitantes nacionais e internacionais com vontade de se divertir, mais de 200 eventos de divertimento, cultura e desporte nas zonas mais bonitas do centro de Madrid, uma marcha fora de serie e uma super festa, farão com que este EUROPRIDE MADO 07 fique na Historia!
...Esta é a descrição espanhola do Euro Pride 2007. Independemente do sucesso do evento, começam a ser importantes este tipo de eventos espalhados pelos diversos cantos do mundo, pelo numero de participantes, pela mensagem que transportam, pela luta de todos nós....

Monday, June 25, 2007

....O Mensageiro, o Idiota e a Lua....

Foto: Olhares.com
...Em tempos que já lá vão, era frequente matar-se o mensageiro quando ele era portador de más notícias, pelo que se imagina facilmente a angústia dos desgraçados a quem incumbia tal tarefa. Na realidade, ainda hoje ( embora assumindo formas mais subtis como, por exemplo, a ameaça com os tribunais...) esse fenómeno é frequente - e de tal forma o é, que a expressão '' síndrome do mensageiro'', que surgiu por causa dele, continua a ser usada, e mais vezes do que seria desejável numa sociedade sã. Um corolário dessa aberração consiste em anatematizar quem aponta realidades que não agradam. Para os imbecis que a praticam, os chineses criaram um certeiro provérbio: '' Quando alguém aponta para a Lua, o Idiota fica a olhar para o Dedo''...E mais não digo, pois os tempos estão a ficar perigosos....
(C.M.R.)

Sunday, June 24, 2007

....Batatas Literárias....


Isto de nomeações é sempre complicado, ainda por cima quando está em jogo saber o meu gosto literário!...Sim, porque a Angell ( blog: Imagine Me and You...) passou-me a ''batata'' para nomear 5 livros e outros tantos blogs, que me tivessem marcado ou agradado.
...É sempre difícil a escolha porque o meu gosto é muito variado e os diversos tipos literários que gosto, gosto com o mesmo peso e medida. Não posso comparar poesia com ficção cientifica, nem com obras de intervenção nem tão pouco com romances...por isso tentei arranjar um de cada, mas muitos outros ficaram por nomear....
A disposição da escolha dos livros é arbitrária bem como os blogs ( que não chegam a 5...). Aos blogs nomeados aqui, desculpem os escolhidos e não são obrigados a responder, porque também não tiveram culpa de serem os escolhidos.....
Aqui vai a escolha dos livros:
- Bilhete de Identidade: Maria Filomena Mónica ( atrai-me particularamente a literatura portuguesa contemporanea em geral, mas gostei particularmente deste, pelo humor acutilante com que a escritora transmite a ''sua'' história de vida....)
- Cem Sonetos de Amor: Pablo Neruda ( para mim é um ''must'' da poesia. A forma como a transmite encanta a leitura....)
- O Nome da Rosa: Umberto Eco ( teria de escolher uma entre as muitas obras dele, pois como romancista e intervencionista, teria de ser uma das minhas opções...)
- 100 Anos de Solidão: Gabriel Garcia Marquez ( tal como Umberto Eco, sendo um escritor que alia o romance à intervenção, a escolha foi dificil entra as suas obras....)
- Cosmos: Carl Sagan ( Como não podia deixar de ser o ''Must'' da ficção científica... Aqui foi facil porque os outros não se comparam...)
Quanto aos blogs:
- My secret ( poderão ver o link ao lado direito do blog)
- Canções da Terra Distante ( poderão ver o link ao lado direito do blog )
- Dare to Remarcable ( poderão ver o link ao lado direito do blog )
- To Act ( poderão ver o link ao lado direito do blog )
- falta o 5ª.......fica para a proxima....

Thursday, June 21, 2007

....Vilma Espin....

Mulher de Raúl Castro, Vilma Espin, uma das figuras mais influentes do regime cubano, faleceu em Havana, aos 77 anos de idade.
Nascida a 7 de Abril de 1930 em Santiago, Vilma Espin descende de uma família francesa defensora do marxismo. Foi a grande impulsionadora da luta contra a discriminação feminina, contra o machismo e contra o analfabetismo das mulheres na revolução cubana e lutou sempre contra a subnutrição infantil no país. Mariela, a sua filha de 45 anos, sexóloga, herdou a sua luta como defensora assumida dos homossexuais e travestis cubanos.
Vilma Espin foi presidente da Federação das Mulheres Cubanas desde a sua fundação, em 1960; membro do secretariado político do Partido Comunista Cubano de 1980 a 1991; e membro do Conselho de Estado (Governo) e da Assembleia Nacional do Poder Popular desde 1976.Era considerada a primeira-dama do regime cubano, uma vez que Dalia Sotto del Valle, mãe de cinco dos filhos de Fidel Castro, esteve sempre afastada da vida pública.
Era a última grande figura feminina viva da revolução cubana, depois da morte de Celia Sanchez, em 1980, e do suicídio de Haydée Santamaria, no mesmo ano.

....Arraial Pride....

DATA: Sábado, 23 de Junho 2007
LOCAL: Praça do Comércio, Terreiro do Paço em Lisboa
HORA: a partir das 18h até às 02h00
ANIMAÇÃO: Djs Lara Soft & Marta Hari, Mónica Seidl, Michael B., Mário Varella & Petzi
ORGANIZAÇÃO: Associação ILGA Portugal

Sunday, June 17, 2007

....Ver Alguém Partir....


Dedico aqui umas linhas aqueles que um dia partiram e Por uma razão ou por outra deixaram a sua marca....
Ver alguém partir não é a coisa mais simpática deste mundo, afinal desligarmo-nos de alguém traz tristeza e doi muito, por muito forte que seja a nossa Fé duvidamos sempre de tudo aquilo em que acreditamos. Pomos em causa o que construimos em termos de caminho e achamos que nada faz sentido....
Aqueles que partiram e que entraram na minha vida por acaso, não é por acaso que permanecem nela e por esse motivo lhes dedico umas linhas aqui neste meu espaço....
Acredito que tenham ido para algum sitio talvez melhor, pois foi esta a lição que tirei, aquilo a que chamamos, tem como caminho uma curta passagem pela terra, depois continua por outros lados...Se acreditarmos nisto vemos a ida de pessoas que gostamos de uma outra forma. Partir como será?..É uma pergunta que por vezes faço, sempre sem resposta... Não tenho medo de ir embora....mas a certeza que ainda fiz pouco por aqui, falta de tempo para construir, desta falta, sim, tenho medo, muito.......Não posso por isso deixar de lembrar as pessoas que perdi, que marcaram o meu mundo, ajudaram-me a crescer, e que me ensinaram que o mundo é bem melhor.....Por isso tenho saudades delas, das conversas, das discussões, das tertúlias, das brincadeiras, dos copos, dos divertimentos, dos passeios, das idas à praia, das férias juntos....um interminável número de coisas que faziamos.......Lembro os elogios, lembro as histórias, lembro os sorrisos, lembro as aventuras, lembro as palavras, lembro as descobertas, e tantos outros momentos.....Ficou muita coisa por fazer, muita coisa por dizer, mas acreditando que a vida não acaba aqui, fico à espera de voltar a encontrá-los, talvez num lugar qualquer......Tenho saudades, lembranças muitas, porque as lembranças são aquilo que as pessoas nos Dão..!!!...e Elas deram muito e faz parte daquilo que Eu hoje sou...!!!

Thursday, June 7, 2007

....Casamento de Teresa e Helena no Tribunal Constitucional

Um ano e 4 meses depois de terem tentado casar-se pelo civil, numa conservatória de Lisboa o pedido de casamento está já no tribunal constitucional. É um daqueles casos em que a justiça portuguesa não foi especialmente lenta: 1 ano e 4 meses depois da sua tentaviva de casamento civil ter sido rejeitada e depois de ter passado pelo tribunal cível, pelo tribunal da relação e pelo supremo e está onde desde o inicio se esperava que chegasse: ao Tribunal Constitucional.
O advogado de Teresa e Helena, Luis Grave Rodrigues, afirma que ''tudo isto resulta de uma falta de coragem de poder político português para fazer algo tão simples como fez o 1º ministro espanhol Zapatero''...
....Lá fora a Legislação é a seguinte:....
AFRICA DO SUL: O tribunal constitucional em 2005 declarou inconstitucional os casamentos homossexuais, ordenando ao parlamento que se preparasse a nova lei. Um ano depois já era possível a um casal gay casar na Africa do Sul.
ESPANHA: Era uma promomessa eleitoral de Zapatero e cumpriu em 2005. Os casais homossexuais têm os mesmos direitos que qualquer casal incluindo o direito à adopção ou a receber uma pensão em caso de divorcio ou morte de um dos companheiros.
FRANÇA: As uniões civis entre homossexuais são legais desde 2000.
HOLANDA: Foi o 1º país do mundo a reconhecer o casamento gay em 2001. A Holanda aprovou também nesse ano a legislação que permite a adopção de crianças por parte dos casais homossexuais.
E.U.A. ( Estado de Massachusetts): Nos EUA, este é o unico estado que reconhece o casamento gay depois de uma decisão em 2004 do supremo tribunal de Massachusetts.
....Em Portugal alguns legisladores afirmam que se trata agora de um problema politico e que deve ser resolvido pela via politica e que poderá levar à alteração da norma do código civil.
....A ver vamos o que os politicos portugueses vão decidir neste caso....Já era tempo de Portugal voltar a ser um dos pioneiros em decisões avançadas...tal como foi no passado com a abolição da pena de morte...!!!

Sunday, June 3, 2007

....La Danse de Pièze....


Companhia Fattoumi & Lamoureux - Teatro Viriato - Viseu 26 Maio
Malek chebel ( psicanalista, antroplogo, filosofo nascido na Argelia, residente em Paris ) cita no texto do espectáculo '' La Danse de Pièze'' da dupla de criadores Héla Fattoumi e Eric Lamoreux. ...A Homo-sensualidade consiste na '' atitude dos Orientais em geral e dos Arabes em particular de, na ausencia de parceiros do sexo oposto, transpor para os seus pares o execedente de sensualidade dos quais não conseguem libertar-se de outro modo.
Este espectaculo aconteceu em Viseu no teatro Viriato no dia 26 de Maio.
O universo amoroso dos paises muçulmanos consta de uma parte significativa do trabalhode investigação de Malek Chebel. Grande parte da sua reflexão teórica fala do corpo e recorda que o amor e a sensualidade estão na origem do Islão, como fez na ''Encyclopedie de lámour en Islam''. mas esta visão carnal do mundo arebe é apenas uma parte inspiradora do dueto masculino - interpretado pelos bailarinos Hafiz Dhaou ( tunisino ) e Moustapha Ziane ( marroquino ).
Belo espectáculo, mas pena não passar por outras salas do país.