Saturday, July 28, 2007

....A Nova Aventura dos Cinco....


Li por estes dias um artigo delicioso da jornalista Fernanda Câncio sobre os livritos dos ''Cinco'' e da ''Enid Blyton'', principalmente pelas analogias a que se refere o artigo.
Eu também li e reli várias vezes todos os livros dos cinco e identifacava-me com a ''Zé'', talvez por ser do tipo maria rapaz, mas nessa altura nem sequer sabia da minha orientação sexual porque não estava tão pouco para aí virada. Era apenas uma miúda que gostava de brincar, correr, saltar, subir às arvores, fazer desporto e fazer tudo o que os rapazes faziam, não porque tinha a ideia de ser igual a eles, mas porque achava que eles geralmente tinham uma liberdade que as raparigas não tinham. E em nome dessa liberdade ( achava injusto uns terem e outros não ), resolvi ser do ''contra'' e encetar pelo o caminho de tentar fazer ao máximo tudo o que os rapazes faziam ( claro que estou a falar de brincadeiras..não mais que isso naquela altura..).
Vejam só o que estes simples livrinhos podem fazer, sobre analogias....Eis aqui o artigo:
«««
Não sei se os miúdos ainda lêem os Cinco, ou ''os famosos cinco'', como lhes chamou a sua criadora, a britânica Enid Blyton. Eu devorei todos e cada um dos livros da série, e mais de uma vez.
Quando comecei a ler a sua obra, nada sabia dela e presumo que os meus pais, que tinham comprado os Cinco e os Sete para a minha irmã mais velha, também não. De modo que quando se aperceberam de que me estava a tornar aquilo a que à época se dava o nome de ''maria rapaz'', ou seja uma menina que queria fazer o que era suposto só os rapazes fazerem - jogar à bola, subir às arvores, andar à bulha, brincar com carrinhos - e odiava '' coisas de menina'', como saias e sapatos de verniz e totós, talvez não tenham logo responsabilizado a dona Enid e a sua mais notória personagem dos cinco, a ''Zé'' ( ou George, na versão inglesa - a Georgina, de 12 anos, que exige que a tratem por nome de rapaz, só usa roupa masculina e cabelo curto e tem como melhor amigo o seu cão Tim ), por tais, digamos, tendências. Que incluam, para completar o figurino, um amor desmesurado por cães e uma enorme vontade de aventura.
Eu seria pois o chamado caso exemplar da influência ( má ou boa, segundo a perspectiva) das leituras na formação da personalidade. Sucede, para estragar a teoria, que a minha irmã leu os mesmos livros e para ela a personagem de indentificação era a Ana, a mais nova dos Cinco, irmã de Júlio e David e prima da Zé. Timorata e ''feminina', a Ana gosta de saias, usa cabelo comprido, adora cozinhar e arrumar, é protegida por todos e debulha-se em lágrimas à menor contrariedade.
Não, o mistério da formação da personalidade e dos mecanismos de idendificação não se esgota decerto em receitas de leitura ou em sermões de qualquer espécie. Confrontando o estereótipo da menina-muito-menina com a maria-rapaz que as releituras actuais é vista quer como uma ''referência feminista'' quer como ''transgénero'' ( termo cunhado nos anos setenta do século XX para alguém que assume, na forma de vestir, na atitude e nos ''maneirismos'', uma identidade de género que não coincide com o seu género biológico), Blyton dava a imaginar. E as crianças imaginavam-se, de acordo com a sua intuição e desejo.
Recentemente, a personagem da Zé surgiu-me como tema de reflexão a propósito das elucubrações da direita cristã fundamentalista polaca ( repescando uma obessessão dos primos americanos) sobre uma das personagens da série infantil ''Teletubbies'', o Tinky Winky, que por ser lilás e ''usar uma malinha'', poderia estar a ''promover a homossexualidade''.
Há qualquer coisa de comovente na crença inabalável que todos os sistemas totalitários demonstram no poder das criações artísticas para conformar as mentes e até, parece, as sexualidades. Venho pois por este meio apelar às autoridades polacas ( e a todos os que como ela pensam ) para, após acabarem de discutir se poíbem ou não os ''Teletubbies'', dirigirem o sumamente esclarecido olhar para a mui subversiva Enid Blyton e para a sua tenebrosa criação, a Zé.
Ao fim de 50 anos de sossego, os Cinco já merecem uma nova aventura. E a boa da Enid, a quem já chamaram ''sexista'', ''racista'' e ''classista'', uma segunda vida, como papisa do lobby gay. »»»
( Fernanda Câncio -DN )

....A Primeira Gayleria em Lisboa....


Eduardo Henrique deixou a produção de espectáculos pela a arte com cariz Gay. O '' Bico '' é a primeira Gayleria a abrir em Portugal. Lá dentro, os quadros expostos são de cariz gay e a maior parte são da autoria de ''DiDi'' ( nome artístico de Eduardo Henrique ). O ''Bico'' é um bar/galeria e o seu público é variado, pois é frequentado por gays, lésbicas e heteros. Este bar/galeria funciona das 17h00 às 02h00 e está situado no bairro lisboeta do Alto de Santa Catarina: serve bebidas exóticas e mostra ''arte gay'' ao estilo work in progress.

Saturday, July 21, 2007

....Com 5 Palavras me descrevo....


...Fui nomeada para descrever-me em 5 palavrinhas apenas..Dificil tarefa a minha.!!!...mas como prometi, aqui fica a minha autodescrição...Irei nomear 5 bloguistas ( desculpem os escolhidos(as) ), que não serão obrigados a responder, claro, porque também não tiveram a culpa de eu os escolher....A posição das palavras não obedeçe a qualquer ordem de preferência.
Inconformada - Muito. na realidade luto diáriamente por causas, por situações, por tudo o que eu ache que não está correcto ou é injusto. Luto com palavras, com atitudes, com acções, sempre com o objectivo de mudar o que está errado e torna-lo melhor...Mesmo que não consiga, fico satisfeita comigo por ter tentado...
Obstinada - Não sei se o sou obstinada. Eu diria que sou mais persistente e preserverante e com toneladas de paciência. Dificilmente mudo de ideias sobre qualquer coisa que já está decidida na minha cabeça, e luto por ela até ao fim das minhas forças, nem que leve anos a concretizar-se. Daí afirmar que sou uma lutadora nata...
Lealdade - Sim e muito. Detesto a mentira e a falta de lealdade para comigo e para com os outros. Para mim tanto as amizades, como as relações de trabalho ou amorosas são sagradas. Em tudo o que me envolvo tem o cunho da sinceridade, confiança e fidelidade.
Sorrisos - É facil arrancarem-me um sorriso. A alegria e a boa disposição são as minhas regras diárias. Difícilmente me irrito, mas quando isso acontece, a terra treme, assusto toda gente incluindo eu própria....Até me assusto com o que possa sair...
Disponibilidade - Toda. Para todos e para tudo. Todos os que precisem de ajuda, de umas palavras, de um sorriso, de um gesto....podem contar comigo. Para certas alturas, o dia não tem 24h00, terá as horas e os minutos que forem precisos....
************************************************
Agora os nomeados às 5 palavrinhas.....
**********
Sweet Porcupine - Espero que sejam 5 palavras ouriçadas...:)
Som do Silencio - Serão 5 palavras silenciosas....:)
Always - ....:)
Alma Nova ....:)
Adoa....:)
Os links deste pessoal estão ao lado direito...

Wednesday, July 18, 2007

....A Questão dos Filhos dos casais Lésbicos e Gays....

A minha amiga ADOA ( acérrima comentadora aqui no Not Too Late ), enviou-me este cartaz que existe em Espanha, e de dificil ''digestão'' nos dias que correm, como ela diz e muito bem.
...Não vou acrescentar muito ao ''post'', porque o dito cartaz fala por si...e guardo-me para os comentários e debate do mesmo, com todos aqueles que o desejem fazer aqui no ''Not Too late''...
No entanto apraz-me dizer, que quem quer que o tenha feito ( julgo ser uma aliança nacional qualquer..), só pode considerar as Lésbicas e Gays como ''seres do outro mundo'', tipo ''Alliens ou ET's ''....

Sunday, July 15, 2007

....A Caminho da Extinção....


...Em 1974, Portugal tinha as mais altas taxas de natalidade e de fecundidade da união Europeia. Trinta anos depois, o número médio de filhos por mulher portuguesa desceu de 3,5 para 1,3 - e passámos a ser o sétimo país mais envelhecido do mundo. No ano passado, nasceram 105.351 bebés, menos 4106 que em 2005. Se a tendência se mantiver, dentro de quarenta anos, em vez de dez milhões, seremos 7,5 milhões, porque só com uma taxa de 2,1, se consegue renovar gerações. Como é óbvio, este é um dos maiores problemas que a sociedade portuguesa enfrenta. E, no entanto, os nossos políticos ignoram olimpicamente a questão, sem perceber que, por este caminho, no final do século seremos cinco milhões de velhos a caminho da extinção. A solução, claro não passa por baixar o IVA das fraldas, mas por políticas cívicas, sociais e fiscais que contribuam para inverter a tendência, que são cada vez mais urgentes. Quem será o político a dar o primeiro passo?...
( Nicolau Santos - Expresso )

Wednesday, July 11, 2007

....A Violência sobre as Mulheres em Portugal....

A VIOLÊNCIA SOBRE AS MULHERES EM PORTUGAL

39 Mulheres Assasinadas pelos os maridos em 2006

Um dia destes li um artigo que me deixou abismada, não pelo o acto em si que já de si é abominável, mas pelos números das estatisticas envolvidas. Aqui fica o artigo e as estatísticas correspondentes.

Trinta e nove mulheres portuguesas foram mortas em 2006 pelos maridos ou companheiros e outras 43 ficaram gravemente feridas, segundo um estudo apresentado pela Comissão de Cidadania e Igualdade de Género.
Segundo esta comissão, nos últimos 6 anos ( entre 2000 e 2006 ) o número de ocorrências de violência doméstica registadas pelas forças de segurança quase duplicou, passando dos 11.162 para 20.595.
Por outro lado, no quadro da violência doméstica, o estudo faz um retrato do homicídio conjugal em Portugal indicando que só no ano passado 39 mulheres morreram e outras 43 ficaram gravemente feridas. Ainda no âmbito do homicídio conjugal, que representa 16.4 % do homicídio geral, o documento revela que em 2006 foram condenadas a cumprir pena de prisão 212 pessoas com idades ente os 21 e os 51 anos, de nacionalidade portuguesa.
Pesquisas feitas revelam que 40 a 70% das mulheres assassinadas anualmente foram mortas pelos maridos ou namorados em contextos de violência conjugal. O comité para a igualdade entre mulheres e homens revelou que pelo menos 80 milhões de mulheres da Comunidade Europeia já sofreram de violência doméstica.

Um dos objectivos da campanha do Conselho da Europa , que tem como lema ‘’ tudo começa com um grito e nunca deve acabar num grande silencio’’....é sensibilizar para o problema dando voz às mulheres que não têm voz...

Aqui ficam então os números das estatísticas em Portugal
- Idade das mulheres agredidas: 42% - dos 30 aos 40 anos / 24% - dos 40 aos 50 anos / 9% - dos 50 aos 60 anos
- Motivos: 44,5% ciúmes / 19,5% alcoolismo
- Estado Civil: 62,0% casadas / 16,0% Solteiras / 13,0% Divorciadas / 4,0% Uniões de Facto / 2,0% Viúvas
- Composição familiar: 36,0% sem filhos / 34,0% com 2 filhos / 21,0% com mais de 2 filhos / 9,0% sem filhos
- 95,0% dos casos os filhos assistem à agressão
- 36,0% dos casos a agressão dura há mais de 10 anos
- 70,0% dos casos o agressor é o marido, ex-namorado, namorado, companheiro ou ex-companheiro


Friday, July 6, 2007

....Os Meus Amigos....


Achei que os Amigos se traziam de cedo e que não se conseguia encontrar Amigos mais tarde na vida. É engraçado como me enganei redondamente. Cheguei à conclusão que não tenho amigos de tempos antigos, talvez porque a minha vida correu de terra em terra e as raizes foram sendo sempre fracas. Vivi aqui e ali, andei por muitas terras, umas longe e outras mais perto, sem criar raizes fortes, dos locais encontro histórias que fazem o meu passado, mas dificilmente consigo encontrar nomes nas minhas memórias.
É desta falta de Amigos antigos que invejo, se puder invejar, os antigos amigos dos outros. Fico nostálgica e tento encontrar referências também antigas, consigo às vezes recordar alguns nomes, algumas memórias, mas poucas ou nenhumas fazem realmente história. Chego a pensar que apaguei o passado.......
A descoberta que os Amigos não são só de ontem, tem sido uma das minhas maravilhas, por isto mesmo me atrevo a partilhar aqui o meu pequeno mundo de maravilhas. As maravilhas não são só coisas palpáveis, são olhares, carinhos, toques, sorrisos, palavras, tantas coisas que trazemos dentro do nosso Eu. Tenho vindo a fazer Amigos que guardo na mão fechada como se prendesse na areia........Destes lembro-me de nomes, histórias, aventuras, viagens, descobertas, enfim momentos felizes....
É tão bom aumentar este cofre de nomes preciosos. Preciosos, soa bem, muito bem.....

Wednesday, July 4, 2007

....Porto Pride 2007....


DATA: dia 7 de Julho de 2007, Sábado,
HORÁRIO: entre as 22h00 e as 8h00
LOCAL: Teatro Sá da Bandeira. Rua de Sá da Bandeira, 108, Porto
CARACTERISTICAS: festa no Porto para todos as Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Heterossexuais Descomplexados
PREÇO: 10,00 €
ORGANIZAÇÃO: PortugalGay.pt & Boys'R'U

Monday, July 2, 2007

....A Nossa Democracia....


...De há uns tempos para cá, assistimos a diversas situações de abusos de poder...ou seja...o que não se deve chamar em democracia, a Lei da Rolha..!! Assistimos a ministros a exonerar funcionarios por deixarem colocar cartazes jocosos, directores regionais a suspender professores por fazerem comentarios menos próprios sobre o 1º ministro, e depois o 1º ministro a processar um cidadão por ter escrito no seu blog algo que punha em causa a credibilidade do diploma de curso do 1º ministro.
....Sei lá eu se por estar aqui a escrever a minha indignação pela Lei da Rolha, não receberei uma notificação da polícia.?...
...Ai....onde anda esta democracia e a postura democrática dos nossos políticos?....Um dia destes ainda corremos o risco de termos de andar todos a dizer a tudo e a todos......Sim Sr. Ministro!...Sim Sr. Ministro...Sim Sr. Ministro..!!!
....Que Democracia a Nossa!!!....