Sunday, January 20, 2008

....Os Filhos dos Mau Tratos....

Portugal está entre os países onde o número de mortes de crianças devido a maus tratos e violência é mais elevado. Esta dura realidade foi tornada pública pela UNICEF – o organismo da ONU dedicado à protecção das crianças – num documento elaborado com base em dados recolhidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
.
Segundo aquele relatório, o nível de óbitos em Portugal é 15 vezes superior à média dos países ricos. Portugal está muito atrasado na legislação. Há muitos países europeus que investem na sensibilização e cujo apoio à família é muito grande. Cá não. Por isso é preciso uma legislação clara e forte. Os responsáveis têm de perceber que a única alternativa tem de ser o respeito pela criança e que é preciso que a lei evite todas as formas de abusos e violência contra as crianças.
.
Aqui ficam os números portugueses desta situação, para que tenham idéia da sua dimensão:
.
NÚMEROS
- 66 Crianças morrem por ano em Portugal devido a violência.
- 3500 Número de mortes na Europa e Ásia Central avançado pela directora da UNICEF.
- 2 crianças morrem por semana na Alemanha devido a maus tratos e negligência.
- 900 crianças portuguesas, entre os seis e os 14 anos, prostituíam-se em 2000.
- 41% dos que estudavam em 2005 abandonaram a escola.
- 56 000 menores trabalham em Portugal na agricultura e comércio
.
É necessário que todos nós tenhamos noção da dimensão da violência Infantil e que estejamos atentos na denúncia, sem medos, e também na divulgação de informação que possa ajudar ao seu combate.

12 comments:

Adoa Coelho said...

Ainda hoje veio nas notícias a morte de um bébé de 9 meses...
Geralmente eles dizem o mesmo em cada país... aqui também falam nesse problema nesses termos...

Beijo

Helena said...

Enquanto não existirem leis decentes e identidades competentes para as fazer cumprir ... estas são as notícias que vamos tendo. Infelismente.

Bjs

Alma Nova ® said...

Minha amiga, estes factos são sobejamente conhecidos, mas a vontade de com eles acabar prende-se nas leis inuteis, na inoperância e, porque não, também na indiferença que povoa esta sociedade.

Anonymous said...

A culpa destes números negros é das entidades protectoras da criança, mas também da sociedade que teima em fechar os olhos a muitos casos que acontecem mesmo à sua porta!
Estes casos de maus tratos também acontecem nas instituições, ao que acresce a morosidade nos processos de adopção.
O Estado teima em impedir a adopção devido à orientação sexual, esquecendo-se de que para se ser bons pais basta amar e não apenas gerar!

Bjos

Memory said...

Adoa,
Amiga, claro que este problema existe em todos os paises do mundo, embora mais em uns que noutros. E cada país deverá encontrar soluções para este problema.

Kisses

Memory said...

Druiel,
O problema é esse mesmo..As Leis!!...Entidades competentes penso que até as haja, mas as leis retrogadas e não actualizadas á violência existente torna praticamente impossivel essas entidades actuarem.

Beijos

Memory said...

Alma,
Amiga, concordo contigo. As leis estão desactualizadas no contexto actual, não permitindo as entidades competentes de poderem actuar convenientemente, além também de uma dose de indeferença da própria sociedade em ajudar a resolver este assunto, actuando directamente e tentanto alterar as leis.

Jokitas

Memory said...

Dantins,
Creio que tens razão. O problema é da sociedade, das entidades, das leis, dos preconceitos, e parece que ninguém quer alterar nada, deixabdo que os numeros falem por si. Há que batalhar, para mudar as situações e principalmente as mentes. Sei que é dificil, mas não se pode desistir da ideia.

Beijos

Su said...

incrivel a miseria humana

temos de lutar contra isso
temos de denunciar
temos de falar

jocas maradas...sempre

Memory said...

Su,
Podes crer que é mesmo uma miséria humana, e a única forma de evitar o seu alastramento é falar, denunciar e lutar contra o mesmo.

Um abracito marado

Anonymous said...

Factos que todos conhecemos, mas porque será que poucos fazem algo para os mudar? Fico a pensar e vocês?

Memory said...

Sniqper,
Amigo, eu também fico a pensar muitas vezes porque será. Talvez egoismo colectivo? Desinteresse colectivo pela pessoa humana? Perca de amor pelo o proximo?

Um abraço