Friday, May 9, 2008

....9 de Maio -Dia da Europa....

Ao verem nas agendas e nos calendários o dia 9 de Maio identificado como "Dia da Europa", muitas pessoas interrogam-se sobre o que se terá passado nessa data e em que ano terá tido lugar esse acontecimento.
Com efeito, poucos cidadãos europeus sabem que a 9 de Maio de 1950 nasceu a Europa comunitária, numa altura em que, devemos recordá-lo, a perspectiva de uma terceira guerra mundial angustiava toda a Europa.
As primeiras linhas da declaração de 9 de Maio de 1950, redigida por Jean Monnet, comentada e lida à imprensa por Robert Schuman, Ministro dos Negócios Estrangeiros da França, dão imediatamente uma ideia da ambição da proposta:
‘’A paz mundial não poderá ser salvaguardada sem uma criatividade à medida dos perigos que a ameaçam". "Através da colocação em comum de produções de base e da instituição de uma Alta Autoridade nova, cujas decisões ligarão a França, a Alemanha e os países que a ela aderirem, esta proposta constituirá a primeira base concreta de uma federação europeia, indispensável à preservação da paz".
Era assim proposta a criação de uma instituição europeia supranacional, incumbida de gerir as matérias-primas que nessa altura constituíam a base do poderio militar, o carvão e o aço. Ora, os países convidados a renunciar desta forma ao controlo exclusivamente nacional destes recursos fundamentais para a guerra, só há muito pouco tempo tinham deixado de se destruir mutuamente num conflito terrível, de que tinham resultado incalculáveis prejuízos materiais e, sobretudo, danos morais: ódios, rancores e preconceitos.
Na Cimeira de Milão de 1985, os Chefes de Estado e de Governo decidiram celebrar o 9 de Maio como "Dia da Europa". Os diversos países, ao decidirem democraticamente aderir à União Europeia, adoptam os valores da paz e da solidariedade, pedra angular do edifício comunitário.
Como qualquer obra humana desta envergadura, a integração da Europa não se constrói num dia, nem em algumas décadas: as lacunas são ainda numerosas e as imperfeições evidentes. A construção iniciada imediatamente a seguir à II Guerra Mundial foi muito inovadora: o que nos séculos ou milénios precedentes podia assemelhar-se a uma tentativa de união, foi na realidade o fruto de uma vitória de uns sobre os outros. Estas construções não podiam durar, pois os vencidos só tinham uma aspiração: recuperar a sua autonomia.
Hoje ambicionamos algo completamente diferente: construir uma Europa que respeite a liberdade e a identidade de cada um dos povos que a compõem, gerida em conjunto e aplicando o princípio segundo o qual apenas se deve fazer em comum o que pode ser mais bem feito dessa forma. Só a união dos povos pode garantir à Europa o controlo do seu destino e a sua influência no mundo.
A União Europeia está atenta aos desejos dos cidadãos e coloca-se ao seu serviço. Conservando a sua especificidade, os seus hábitos e a sua língua, todos os cidadãos se devem sentir em casa na "pátria europeia", onde podem circular livremente.

14 comments:

FY said...

A minha vida não é uma seca...tem é ondas a mais. Mesmo quando fico quietinha e sem respirar.
Rais parta à vida que tem vida própria!
Ainda bem que tenho um blog onde posso dizer merdas e FDX à vontade e a malta comenta! eheeh

Memory said...

Cucas,
Ainda bem que assim é. Sempre alivias a mente e excercitas os deditos no teclado....lolololol..

:):):)

Special K said...

Não sou dos maiores adeptos desta Europa do Sócrates e do Barroso mas adorei ler este teu texto. Coisas de um futuro estudante de História.
Beijos

Anonymous said...

ola! Maria Joao^!
Pode mt bem ser o dia da Europa , mas tb é o teu dia.....
parabens e mts felicidades

Com amizade

Ilda

Estrelaminha said...

texto muito bem elaborado que nos faz ter esperança numa Europa melhor.


MUITOS PARABÉNS!!!
beijinhos e faço votos que tenhas um dia cheio de tudo o que pretendes.

Adoa Coelho said...

Na Europa n percebem nada...
Neste dia nasceu uma menina lá pelas terras de África... há uns anos atrás, n muitos...

;)

Parabéns!!

Beijos

Memory said...

Special K,
Com que então um futuro estudante de historia....fazes muito bem.

Beijos

Memory said...

Ilda,
Amiga, sim é o dia da europa e o meu também. Obrigada por te teres lembrado.

Beijos

Memory said...

Estrelaminha,
Obrigada e faço sempre o passar dia o melhor que posso, meto sempre férias....lololololol

Bjs

Memory said...

Adoa,
Amiga, obrigada por te teres lembrado.

Bjs

Su said...

parabens por tudo:)

jocas maradas...sempre

Divinius said...

E viva a Europa.
Para ti*)

Memory said...

Su,
Obrigada.

Um abracito todo maradito...:)

Memory said...

Divinus,
Se bem vindo aqui ao Not Too Late. Obrigada pelo comentario.

Um abraço