Sunday, August 19, 2007

...Ainda é difícil sair do Armário...


Li este artigo, que aqui deixo muito resumidamente, para que se possam vencer os preconceitos: ''...a maioria dos homossexuais têm vida dupla. Não podem casar, não podem recorrer à inseminação artificial ou à adopção, enquanto casal. Se forem homens não podem dar sangue, não podem namorar na rua, ou melhor, podem, desde que estejam dispostos a aguentar as bocas, os olhares e as risadas. Diz-se que este ano é dedicado à igualdade de oportunidades para todos mas, em Portugal, os homessexuais continuam a ser discriminados e, na sua maioria, optam por ocultar, até mesmo daqueles que supostamente lhes são mais próximos, a sua orientação sexual. A quase totalidade das pessoas vive duas vidas, uma em casa e outra na rua e no trabalho....o que é de uma enorme violência...Nesse mesmo artigo vinham também umas estatísticas, que como estatísticas valem o que valem, mas que ficam aqui os números:

-93% dos inquiridos quer casar e são a favor da legalização do casamento gay ( sendo entre as mulheres de 97% a favor).
- 43% das pessoas inquiridas afirmam que gostariam ( ou que gostariam muito de ter tido filhos)
- 17% dos homossexuais inquiridos dizem que gostariam de adoptar uma criança, se o pudessem fazer.
-42% vivem em situação de conjugalidade, embora na maioria das vezes seja uma relação camuflada.
-59% dos inquiridos dizem que já se sentiram discriminados. ( 44% sentiram-se mesmo mais do que uma vez).
-58% tinham até 15 anos quando se sentiram sexual ou afectivamente atraídos por pessoas do mesmo sexo.
-41% dos inquiridos afirmam que só dez pessoas ( ou menos que isso ) conhecem a sua orientação sexual.
-60% das pessoas que responderam a este inquérito consideram que já nasceram homossexuais.

( DN-19 ago 07)

15 comments:

Sweet Porcupine said...

Memory, here i am again!!!!!

De energias renovadas e (já) com pena de ter de estar de novo no activo, o que tenho a dizer sobre estas estatisticas é:

ha quem diga que os homossexuais sao apenas 11% ..... não será antes 11% de straights???

;)

Beijinhos mais que ouriçados e um xi coração!

Caracolinha said...

Sabes querida ... infelizmente esse é dos tais casos em que está tudo mal e que acaba por não ser bom para ninguém ... é inevitável pensar que raio move as pessoas a não deixarem cada um viver a sua vida à sua maneira e a serem felizes de uma maneira que, por acaso, é diferente da da maioria ...

E acaba por não ser justo para as pessoas com quem aqueles que vivem uma vida de mentira partilham as suas vidas ...

Não acho que as pessoas tenham que se assumir até porque isso é, como em tudo, uma opção de cada um, mas também me custa pensar que muita gente não o faça com medo de represálias ...

Mas mais do que tudo é pensarmos que ao longo dos séculos se transformou a sexualidade num a coisa fantasmagórica e cheia de mistérios quando no fundo se esqueceu o mais importante ... a naturalidade com que deve ser vivida ... :)

O mais importante não é o que cada um é mas a maneira como vive aquilo que é ...

Beijoquinha encaracolada p’a ti minha linda ... e olha ... não me esqueço da espectacular notícia com que te confrontaste ... a vida sexual dos caracóis ????

Ahahahahahahahh ... isso interessa-em e muito !!!!

Quero saber tudo, tudinho !!!!

:)

Angell said...

Neste mundo intolerante, é normal que as pessoas sintam dificuldade em sair do armário...

Quando os outros deviam preocupar-se com as suas próprias vidas e com o que está realmente mal neste mundo...

Bjs!

Memory said...

Sweet,
Pois é!..Acho que as percentagens andam efectivamente trocadas. Creio que os numeros de homessexuais andem por volta dos 30%, mas por diverssos interesses da sociedade e principalmente politicos, são esses numeros que são declarados. Talvez os 11% correspondam efectivamente aqueles que já tiveram a coragem e conseguiram assumir a sua sexualidade perante a sociedade, mas há um numero bem maior que esse, dos que ainda lutam por sair do armário....

Um abraço todo ouriçado.....:)

Memory said...

Caracolinha,
Acho que tens toda a razão e acima de tudo, O mais importante não é o que cada um é, mas a maneira como vive aquilo que é ...
Interessa que cada um á sua maneira consiga encontrar a sua felicidade e a sua paz de espirito com a maior naturalidade, mesmo que isso implique viver de uma forma camufulada....

Um abraçito encaracoladito...:)

Memory said...

Angell,
A maior parte das pessoas preocupam-se mais com a vida dos outros, do que com em olhar para o seu umbigo e ver o que está errado ou não nas suas relações. É mais facil criticar os outros só pelo espirito da critica, não por ela ser valida ou não.

Por isso este mundo está como está....mas acredito que aos poucos , com alguns elucidados, se possa lutar contra os preconceitos, e um dia, não sei quando, a vida seja mais facil para todos nós..

Fica bem rapariga,
Bjs

Sweet Porcupine said...

Olé olé..... pois tinha de te eleger como "O" Blog!!

Para mim este é um Blog 5 Estrelas......passa por lá...para saberes do regulamento!

Beijinhos mais que ouriçadinhos e um xi coraçãozito!

:)

Special K said...

Bastante interessantes estes números. Há um que me toca em particular:
"41% dos inquiridos afirmam que só dez pessoas ( ou menos que isso ) conhecem a sua orientação sexual."
Eu só há bem pouco tempo me dei conta da minha orientação, isto apesar de fazer sexo com outros homens desde a adolescência e vendo bem a minha vida, acho que já nasci assim.
Beijinhos

Mar da Lua said...

passei por cá por acaso, mas gostei tanto que me detive a ler-te. Vou voltar se me permitires!

Sweet Porcupine said...

Madrinha linda,

olha que aquilo la no meu cantinho foi tudo na palhaçada..... ja conheço a gar de outros carnavais e estamos sempre assim!!!

Mas adorei a "protecção"!!!

Deixo-te uma super mega beijoca de bom fim de semana!

:)

Memory said...

Sê bem vinda aqui ao Not Too Late. Claro que não me importo da tuas visitas. Volta sempre que o desejares.

Um abraço

Memory said...

Special,
Sê bem vindo aqui ao Not Too Late. São relamente números muito interessantes, embora as estatisticas valere o que valem. Mas acabam sempre por nos dar sempre uma ideia genérica dos assuntos.
O principal, é que cada um de nós se sinta bem com a sua orientação sexual e possa com isso viver feliz e em paz de espirito com os outros e com o mundo.

Um abraço Special.....:)

Memory said...

Sweet,
Afilhadinha ''Marada''...Claro que eu verifiquei que pelo o dialogo elouquecido das duas..só poderiam ser boas amigas..lololol..Claro que perante tal situação, eu alinhei na brincadeira. Não me deves qualquer explicação rapariga..!!..lololol....Ainda bem que o humor impera em determinados blogs. Os teus posts geralmente são hilariantes e com um humor muito específico, daí também os comentarios ''according to''....Ainda bem que assim é!!

Um abraço ouriçado cheio de espinhos amanssados....:)

Adoa Coelho said...

Se ninguém sair do armário é como se não existissemos... pensem nisto. Claro que é difícil porque a sociedade não gosta do que é diferente em relação a nada se pensarmos bem. Costumo ter algum cuidado e falo sem me referir a géneros. No entanto não tenho vergonha de quem sou e quando me enfureço... ai, ai, ai... nem quero saber... mas só me preocupo com as pessoas de quem gosto e têm a minha consideração

:) kiss

Adoa Coelho said...

Aprendi muito com um antigo patrão meu... ele nunca gostava de nada. Todos os desenhos que fazia tinham de ser mudados, tanto os meus como os de qualquer pessoa que trabalharam para ele.
Acabei por ficar tão cansada da situação que acabei por fazer os desenhos como eu queria em vez de estar sempre a tentar fazer algo do qual ele gostaria... os resultados foram os mesmos mas fiquei bem mais contente com o meu trabalho.
O que estou a tentar dizer é que as pessoas que nos rodeiam têm sempre críticas a fazer aos outros, somos sempre presos por ter ou não ter cão...
Mais vale ser feliz.

kiss