Sunday, June 24, 2007

....Batatas Literárias....


Isto de nomeações é sempre complicado, ainda por cima quando está em jogo saber o meu gosto literário!...Sim, porque a Angell ( blog: Imagine Me and You...) passou-me a ''batata'' para nomear 5 livros e outros tantos blogs, que me tivessem marcado ou agradado.
...É sempre difícil a escolha porque o meu gosto é muito variado e os diversos tipos literários que gosto, gosto com o mesmo peso e medida. Não posso comparar poesia com ficção cientifica, nem com obras de intervenção nem tão pouco com romances...por isso tentei arranjar um de cada, mas muitos outros ficaram por nomear....
A disposição da escolha dos livros é arbitrária bem como os blogs ( que não chegam a 5...). Aos blogs nomeados aqui, desculpem os escolhidos e não são obrigados a responder, porque também não tiveram culpa de serem os escolhidos.....
Aqui vai a escolha dos livros:
- Bilhete de Identidade: Maria Filomena Mónica ( atrai-me particularamente a literatura portuguesa contemporanea em geral, mas gostei particularmente deste, pelo humor acutilante com que a escritora transmite a ''sua'' história de vida....)
- Cem Sonetos de Amor: Pablo Neruda ( para mim é um ''must'' da poesia. A forma como a transmite encanta a leitura....)
- O Nome da Rosa: Umberto Eco ( teria de escolher uma entre as muitas obras dele, pois como romancista e intervencionista, teria de ser uma das minhas opções...)
- 100 Anos de Solidão: Gabriel Garcia Marquez ( tal como Umberto Eco, sendo um escritor que alia o romance à intervenção, a escolha foi dificil entra as suas obras....)
- Cosmos: Carl Sagan ( Como não podia deixar de ser o ''Must'' da ficção científica... Aqui foi facil porque os outros não se comparam...)
Quanto aos blogs:
- My secret ( poderão ver o link ao lado direito do blog)
- Canções da Terra Distante ( poderão ver o link ao lado direito do blog )
- Dare to Remarcable ( poderão ver o link ao lado direito do blog )
- To Act ( poderão ver o link ao lado direito do blog )
- falta o 5ª.......fica para a proxima....

5 comments:

Angell said...

Obrigada por teres aceite o meu desafio! Vejo que temos dois livros em comum. Gosto muito da escrita do Gabriel Garcia Marquez. Sobre "O Cosmos"; já deves ter percebido, o quanto admiro o Carl Sagan; bem como me influênciou nos meus gostos astronómicos... :)

Sobre os outros, ouvi falar do "Cem Sonetos de Amor", li "O Carteiro de Pablo Neruda". O Nome da Rosa", vi só o filme, mas conheço bem as qualidades como escritor de Umberto Eco. O Bilhete de Identidade, confesso que desconheço... mas deve ser interessante; por aquilo que escreves-te...

Agora já conheço um pouco os teus gostos literários. :)

Bjs!

Memory said...

Angell,
Percebi que eras ''fan'' do Carl Sagan pela forma como te referiste a ele. Mas também não é para menos. Ele é realmente o mais importante escritor de ficção científica.

Quanto a Maria Filomena Mónica, eu só tinha lido alguns artigos dela em jornais e revistas, quando resolvi ler um dos vários livros dela, aliás o mais recente deles: ''o B.I.''. De qualquer forma fica aqui alguma informação sobre ela: é colaboradora assídua do Jornal Público e de outros meios de comunicação, tem uma extensa obra literária e é investigadora-coordenadora do Instituto de Ciências Sociais de Lisboa.

Bjs

Adoa Coelho said...

Bom, o livro impressionou-me tanto que me influenciou para título do meu último blog: "Canções da Terra Distante" de Arthur C. Clark. Passei toda a minha infância e juventude a ler ficção científica. Como não podia deixar de ser tb li Carl Sagan, mas gosto mais do "Contacto" e não é só pk no filme aparece a nossa amiga Jodie Foster... Outros de ficção que tb adorei foram "Dune" e "Blade Runner". Estes livros dão-nos uma visão muito interessante de nós mesmos como seres humanos. O livro "Diário de um Escândalo" de Zoe Heller está muito bom mas há diferenças para o filme, este último dá mais ênfase a uma relaçao lésbica (ainda que imaginária)do que no livro. Já agora obrigada pela tão alta cotação do meu blog... não contava...

Memory said...

Adoa,
Obrigada por responderes à nomeação. Arthur Clark é também um xcelente escritor de ficção científica. O livro ''Canções de uma Terra Distante'' também o li e gostei muito. Quando tive de escolher, escolhi o Carl Sagan pelo o livro em questão, mas também pelo conjunto da sua excelente bibiografia.
Há muitos livros de ficção cientifica muito bons, alguns escritos há já muitos anos e que agora se encontram muito actuais.
Lembro-me por exemplo de ter lido um livro há uns 25 anos,meio ficção cientifica, meio profecia, '' O Admirável Mundo Novo'' de Aldous Huxley, sobre a visão do mundo no futuro, e escrito uns tantos anos antes, e que alguns dos temas abordados estão agora actualissimos.... outros talvez daqui a 50 anos....mas por aqui se vê o quanto são ''visionáros '' escritores como Cral Sagam ou Arthur Clark e tantos outros...

Quanto à tua nomeação, achei por bem nomear blogs menos conhecidos ou talvez menos procurados, mas que o seu conteúdo geral fosse interessante e falasse sobre alguns temas sérios.... Achei que o teu blog reunia estas 2 condições, daí a nomeação.....

Anonymous said...

Obrigado por Blog intiresny