Thursday, June 21, 2007

....Vilma Espin....

Mulher de Raúl Castro, Vilma Espin, uma das figuras mais influentes do regime cubano, faleceu em Havana, aos 77 anos de idade.
Nascida a 7 de Abril de 1930 em Santiago, Vilma Espin descende de uma família francesa defensora do marxismo. Foi a grande impulsionadora da luta contra a discriminação feminina, contra o machismo e contra o analfabetismo das mulheres na revolução cubana e lutou sempre contra a subnutrição infantil no país. Mariela, a sua filha de 45 anos, sexóloga, herdou a sua luta como defensora assumida dos homossexuais e travestis cubanos.
Vilma Espin foi presidente da Federação das Mulheres Cubanas desde a sua fundação, em 1960; membro do secretariado político do Partido Comunista Cubano de 1980 a 1991; e membro do Conselho de Estado (Governo) e da Assembleia Nacional do Poder Popular desde 1976.Era considerada a primeira-dama do regime cubano, uma vez que Dalia Sotto del Valle, mãe de cinco dos filhos de Fidel Castro, esteve sempre afastada da vida pública.
Era a última grande figura feminina viva da revolução cubana, depois da morte de Celia Sanchez, em 1980, e do suicídio de Haydée Santamaria, no mesmo ano.

2 comments:

Angell said...

Infelismente as grandes mulheres, também morrem... :)

Bjs!

Memory said...

As grandes mulheres, também morrem sim, mas abrem caminhos que serão continuados por outras. Essas Grandes Mulheres conseguiram fazer história pois delas rezará a memória '' e foram-se da morte libertando''...

Bjs