Sunday, September 2, 2007

....Aos que virão depois de nós....


Eu vivo em tempos sombrios.
Uma linguagem sem malícia é sinal de estupidez,
uma testa sem rugas é sinal de indiferença.
Aquele que ainda ri é porque ainda não
recebeu a terrível notícia.
Que tempos são esses, quando
falar sobre flores é quase um crime.
Pois significa silenciar sobre tanta injustiça?
Aquele que cruza tranqüilamente a rua
já está então inacessível aos amigos
que se encontram necessitados?
É verdade: eu ainda ganho o bastante para viver.
Mas acreditem: é por acaso. Nado do que eu faço
Dá-me o direito de comer quando eu tenho fome.
Por acaso estou sendo poupado.
(Se a minha sorte me deixa estou perdido!)
Dizem-me: come e bebe!
Fica feliz por teres o que tens!
Mas como é que posso comer e beber,
se a comida que eu como, eu tiro de quem tem fome?
se o copo de água que eu bebo, faz falta a quem tem sede?
Mas apesar disso, eu continuo comendo e bebendo.
(Bertolt Brecht)

18 comments:

Adoa Coelho said...

O homem era um génio, realmente vivemos em tempos sombrios... por todas essas razões e outras. É muito triste.
Cabe a cada um de nós ser feliz e mostrar aos outros que também podem sê-lo.
Não sei quem escreveu esta história: "Havia um homem que tinha um tapete na entrada da sua casa que dizia: Seja bem-vindo quem vier por bem.
Ele tinha a porta sempre aberta.
Um dia entraram lá e mataram-no..."
Conclusão??? Que cada um tire a sua...

Anonymous said...

"Que tempos são esses..."
Uma pergunta que perdura como o rodar dos ponteiros, passam as horas, dias esgotam-se tantas vezes em futilidades e, nós continuamos a não querer ver, ouvir e falar!!!
Uma interrogação universal...
Será que caminhamos para o fim???

Bjs
sniqper

Lia said...

As palavras sufocam-me.
Apertam-me a garganta para que não as grite.
Calo e não grito…

Mataram a criança que havia em mim,
Roubando-me os sonhos e a vontade de sonhar.
Não sorrio mais…

Uma dor dilacera o meu peito,
Gracejam do meu desespero.
Mas ainda assim não choro…

Não os consigo perceber,
Deixei de fazer parte do mundo deles.
Sou um ser mutante,
Marginalizada numa prateleira da vida.
Entregue ao meu infinito,
Em total abandono…

Um beijo doce, e muito obrigada pelas tuas palavras e pelos prémios com que contemplas as minhas...

Angell said...

Estamos a viver num mundo desencantado... Onde os sonhos cada vez mais estão a esfumar-se, por entre uma realidade em que o poder, o ter mais é a lei... Os que virão depois de nós, a ser assim; terão um planeta sombrio pela frente!

Quando é que as pessoas acordão e abrirão os olhos para o que está á volta, ao lado; e vêem o que realmente é importante? Difícil quando o materialismo é mais importante; e os sentimentos são para jogar fora num qualquer buraco do esquecimento...

Muito trites estes tempos, amiga!

Fica bem rapariga!

Bjs!

Alma Nova ® said...

São tempos de secura dos corações, de esquecimento de sentir, de deixar de viver. Tempos que inevitavelmente levarão ao Fim...a não ser que os consigamos mudar!
Um abraço.

Caracolinha said...

Olá querida ... não conhecia o autor mas fiquei apaixonada pelo texto ...

As angústias que cada um de nós sente são tão presentes ... resta-nos fazer o trabalho da formiguinha e ir deitando a mão ao que podemos ... ainda assim o vazio que nos cerca cala-nos por vezes a voz e rouba-nos as palavras ...

Absolutamente fantástico este texto ... que bom vir encontrá-lo num cantinho lindo como o teu ...

Beijoquinha encaracoladamente carinhosa e maravilhada com esta pérola ... :)

Memory said...

Adoa,
Realmente o homem era mesmo um genio, um visionario, sempre actual...
Quanto à historia, é mesmo de cada um tirar as suas conclusões...lololol

Kisses

Memory said...

Sniqper,
Eu recuso-me a acreditar que caminhamos para o fim, embora por vezes seja essa a ideia que sinto. Tenho ainda esperança na raça humana, apesar dos indicativos que recebemos sejam contrarios....

Um abraço

Memory said...

Lia,
Obrigado pelo belissimo poema que aqui deixaste no Not Too Late.

Quanto aos premios que comtemplaram as tuas palavras, foram merecidos, no meu entender.

Um abraço

Memory said...

Angell,
O mundo está realmente desencatado, os sonhos vão-se desvanecendo dia a dia e provavelmente os que virão depois de nós terão um mundo sombrio. Por isso mesmo acho que nos cabe a nós lutar para que isso não aconteça ou evitar que seja assim tão sombrio. Se todos os dias cada um de nós fizer algo para que o desencanto do mundo seja melhor, provavelmente daqui a uns anos ele será de outra forma. A unica coisa que me preocupa é que a vontade mundial é pouca para o fazer....

Fica bem rapariga,
Bjs

Memory said...

Alma,
Eu ainda acredito que nós humanos ainda possamos fazer algo para mudar as coisas. Haja é vontade colectiva para isso...

Um Abraço

Memory said...

Caracolinha,
Ainda bem que gostaste do texto. Eu achei-o tão profundo e actual, que não podia deixar de o colocar aqui no Not Too Late.
Como tu dizes em bem, é mesmo necessario fazer o trabalho de formiguinha para evitarmos que este mundo se torne num abismo...

Um abracito e beijokitas encaracoladitas

Sweet Porcupine said...

Madrinhaaaaaaa....

epá.....fui a banhos durante uma semanita para esquecer a visao dos infernos do camping.......
de regresso.....e com muitas sodadinhas..... é por estas e por outras (em relação ao teu post)......que te acho uma miuda espectacular!!!!

Beijinhos ouriçados e um xi apertadinho!

Elza said...

Maravilhoso!!
amu este texto!!!!
=]

Memory said...

Sweet,
Bem voltadaaaaa afilhadinha.....Também já tinha ''sodadinhas'' tuas.....Espero que os teus banhos tenham sido ..tipo Cleopatra....lololol....Ai, já estou a ficar da cor da melancia com tantos elogios, rapariga....!!..( mas sou bués da fixe..!!( convencida esta Memory...xiçaaaa...)....lololololololol...

Um abraço e um xi-coracao cheios de espinhos amansados....:)

Memory said...

Elza,
Concordo contigo, eu também acho este texto maravilhoso.

Um abraço

Sweet Porcupine said...

sodades......sodades.......sodades...


epá......esta agora quase que me fez lembrar a musica da tia cesária......"sodade...sodade....sodade....de mi terra s.nicolau"!

:D:D:D:D:D:D:D

Beijinhos ouriçaditos

Memory said...

Sweet,
A Afilhadinha também gosta de mornas?..gosta?...Pois também já tinha pensado na dita musica, quando vi a palavra escrita....lololol...eu que até gosto de musica africana, não fosse eu born in Mozambique....lolololol...

Um abraçito todo ouriçadito ao ritmo de uma Kizomba.....:)