Saturday, September 15, 2007

....A Importância de Um Abraço....

Nós seres humanos, necessitamos de carinho e afecto transmitido essencialmente pelos os nossos pais. Não estou a falar de Amor no sentido específico, mas no sentido lato da palavra que engloba o afecto e carinho que manifestamente devemos receber dos nossos progenitores quando nascemos.
Um simples abraço sincero dado pelos os pais, pode ser o melhor remédio para que qualquer criança deixe de se sentir mal amada, e que se torne num adulto normal. O contrario irá fazer com que esse adulto tenha alguma dificuldade em ser feliz por não conseguir dar aquilo que não recebeu: O Afecto.
A falta de afecto durante a infância pode ser determinante ao longo da nossa vida de adultos e ter consequências graves no nosso relacionamento com os outros principalmente ao nivel do afecto. Muitas vezes os pais não se apercebem da angústia em que um filho está a mergulhar, e na sua opinião, acham que lhes dão tudo para serem felizes. A maioria trabalha muito para dar coisas boas e sacrificam-se pelos filhos, só que, para as crianças, o ''trabalho'' é um conceito difícil de entender e compreender, podendo ser interpretado, como um abandono por parte dos pais.
Para evoluirmos e construirmo-nos enquanto adultos saudaveis, é também fundamental a dose certa de afecto....Nos sentimentos não há lugar para fingimentos ou acções ensaiadas. Mais importante que a quantidade é a qualidade dos afectos. Não é suficiente dar carinho por obrigação, é necessario que haja sinceridade por detrás desse gesto, pelo que uma hora bem passada é sempre preferível um tempo mais longo e perturbador.

10 comments:

Angell said...

Um abraço, um carinho, são afectos essenciais, para nos sentirmos estimados, amados e reconfortados...

Sem dúvida que na nossa meninice são tão vitais para crescenrmos capacitados para os dar-mos em adultos. Os pais muitas vezes esquecem esses jestos e o trabalho em busca de mais um pouco de estabilidade monetária, acaba por encurtar o tempo com os filhos, e destabeliza a criança; sempre ávida de atenção e carinho!

Quantas vezes a importância de um simples abraço ou sorriso, trazem a felicidade, a alegria a rostos pesarosos, que deles precisam? :))

Adorei o teu post amiga, para reflectir! :))

Fica bem rapariga!

Para ti um abraço bem apertado com um grande beijão! :))

Adoa Coelho said...

É muito verdade linda...
Infelizmente isso não acontece com a regularidade que deveria acontecer: mostrar afecto e carinho.
A maioria das pessoas, pelo menos as que conheço, desviam esse afecto para os animais, é mais fácil.

Alma Nova ® said...

Carinho, afecto, atenção...são bases para qualquer Ser Humano (mão apenas as crianças) viverem felizes. O abraço é uma das muitas e calorosas formas de as fazer sentir e, não há duvida, que um abraço bem aconchegante na hora certa pode ser o remédio milagroso para muitos males da alma.
Jokitas.

Anonymous said...

"Mais importante que a quantidade é a qualidade dos afectos."

Grande verdade, quantidade não significa qualidade nem verdade.

Special K said...

Um abraço, um carinho ou mimo são sempre importantes e fazem-nos sentir bem. deixo por isso um grande abraço por aqui.
Beijinhos

Memory said...

Angell,
Efectivamente, os afectos são essenciais para nos sentirmos amados, estimados, e eles são bem importantes na nossa meninice, para que sejamos adultos ''saudaveis'' a este respeito....

Fica bem rapariga,
Bjs

Memory said...

Adoa,
Por vezes isso acontece, sim. O desvio dos afectos para outros objectos, sejam eles animais, coisas, etc, são o reflexo de um certo receio e dificuldade de transmitir esses afectos para os seres humanos. Geralmente, correpondem a pessoas que tiveram alguns precalços no seu ''desenvolvimento afectivo''....

Kisses

Memory said...

Alma,
Concordo contigo. Eu creio que o desenvolvimento afectivo mais ou talvez menos conseguido em crinaça, irá reflectir-se no adulto e na sua postura com os outros seres, em termos de relacionamentos.

Jokas

Memory said...

Sniquer,
Amigo, eu concordo contigo. Realmente nunca a qualidade foi parceira da quantidade, antes pelo contrario. É tudo uma questão de opção, creio eu, embora pense que a falta de afecto advém em parte da quase inexistencia ou falta dele aquando da nossa meninice.

Um abraço

Memory said...

Special,
Obrigado pelo abraço. Achei este tema interessante de o focar aqui no meu ''espacinho'', ara reflectirmos...

Um beijinho